Mais duas produções portuguesas na competição de Annecy

05/04/2024
O Festival de animação francês anunciou a presença em competição de mais duas obras com assinatura nacional: “O diário de Alice”, de Diogo Viegas, e uma animação promocional da autoria de Regina Pessoa.

Na competição de televisão do Festival de Annecy, marcará presença a série infantil "O diário de Alice”, realizada pelo brasileiro Diogo Viegas, uma coprodução com Portugal - Sardinha em Lata - Brasil e Espanha.

Esta série, em exibição na RTP, é composta por 52 episódios de quatro minutos, centra-se na história de uma menina de 6 anos que conta o seu dia-a-dia através do diário. De acordo com a sinopse, a maravilha, a curiosidade e a visão única que esta pequena protagonista tem do mundo são partilhadas através das suas conversas descontraídas, divertidas e cativantes com a sua mãe "Ana”. E enquanto Alice fala, desenha e, ao desenhar, as suas imagens ganham vida animada, acrescentando uma visualização cómica imediata e cativante do que ela está a pensar.

Na competição de animações por encomenda do Festival de Annecy está uma peça promocional da realizadora Regina Pessoa. "Chantelouve" é uma animação de um logótipo, com a duração de vinte segundos, inspirada na mítica loba greco-romana.

Anteriormente, o festival já tinha anunciado a seleção de 3 filmes com assinatura nacional noutras competições, nomeadamente: "Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, "Amanhã não dão chuva”, de Maria Trigo Teixeira, e a coprodução portuguesa "Mont Noir”, de Erica Haglund e Jean-Baptiste Peltier.

No final deste mês, será revelada a seleção de longas-metragens em competição e em maio é divulgada a programação dedicada a Portugal, o país convidado deste ano.