Monstra assinala 25 anos em março

12/02/2025
Icon artigo
O Festival de Animação de Lisboa Monstra, que este ano celebra um quarto de século, divulgou hoje o programa completo da próxima edição, que irá decorrer de 20 a 30 de março. Nas oito competições, vão estar 240 curtas e 16 longas-metragens de quase 50 geografias.
Como se tornou habitual, em março, a Monstra invade Lisboa com várias dezenas de filmes, mas também exposições, workshops, sessões temáticas, retrospetivas e talks, entre outras propostas. A programação da 25ª edição foi apresentada hoje, numa conferência de imprensa, no Cinema São Jorge, em Lisboa. O tema deste ano é o desenho e a poesia e o país convidado será a Áustria, que terá uma mostra de mais de uma centena de filmes, a maioria em estreia nacional, numa retrospetiva desenhada pelo realizador Thomas Renoldner, curador do festival Vienna Shorts.

Na cerimónia de abertura será apresentado, com música ao vivo, "Mind the Gap", um filme de José-Manuel Xavier, a partir de uma obra do compositor Luís Tinoco. Segue-se "One Way Cycle", de Alicia Nuñez Puerto, com produção da Sardinha em Lata, "O Rapaz Que Apagava Beijos", de Radostina Neykova e Fernando Galrito, e "Sombras de Nós Próprios”, de Pedro Serrazina, cuja estreia mundial aconteceu este mês no International Film Festival Rotterdam - IFFR.

Nas oito competições desta 25ª edição da Monstra vão estar 240 curtas e 16 longas-metragens de quase 50 países, 37 são portuguesas.

Na secção competitiva internacional estão 6 filmes produzidos em Portugal: "Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, premiado no Festival de Annecy, "The Hunt”, de Diogo Costa, "Reason and Impulse – Disappear”, de Ala Nunu, "Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira, "A Menina dos Olhos Ocupados”, de André Carrilho, e "Saudade, talvez…”, de José-Manuel Xavier.

A competição de estudantes conta com um recorde de participação de 45 escolas internacionais.

Um dos pontos destacados na conferência de imprensa foi a Festa da Francofonia, que vai incluir 20 sessões, com mais de 75 filmes de vários países francófonos como Luxemburgo ou Canadá.

Do programa constam ainda algumas obras nomeadas para os Óscares, como "Homens Bonitos”, de Nicolas Keppens, "Wander to Wonder”, de Nina Gantz, e "Que nojo”, de Loic Espuche. 

Além da exibição de filmes, destacam-se outras propostas como a exposição que assinala os 10 anos da cooperativa de animação COLA, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, e a exposição "LAIKA: Frame x Frame”, que apresenta os bastidores de cinco animações do estúdio norte-americano Laika feitos com a técnica stop-motion, como por exemplo "Coraline”, "ParaNorman” e "The Boxtrolls”. Esta mostra pode ser vista no Museu da Marioneta.

Os cartazes da Monstra e da Monstrinha deste ano foram desenhados por dois nomes incontornáveis da animação portuguesa: Regina Pessoa e Abi Feijó, respetivamente.

Programa completo no site do evento.

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações