Já são conhecidos os vencedores da edição de 2019 dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema. RAIVA, de Sérgio Tréfaut, venceu o galardão de Melhor Filme. Um total de 25 prémios, incluindo dois Sophia Carreira, foram entregues ontem, na cerimónia dos Prémios Sophia 2019, que decorreu ontem no Casino Estoril.
A VOLTA AO MUNDO QUANDO TINHAS 30 ANOS, de Aya Koretzky, e CASA DE VIDRO, de Filipe Martins, receberam os prémios Bright Future e Voices Short, respetivamente, no International Film Festival Rotterdam (IFFR).
Portugal estará representado na 69.ª edição da Berlinale com uma curta-metragem em competição, quatro obras nas secções Forum e Forum Expanded, uma série nos Drama Series Days, e um projeto e três profissionais no Berlinale Talents.
O filme de Alice Guimarães e Mónica Santos é candidato aos Prémios César, da Academia Francesa de Cinema, na categoria de melhor curta-metragem de animação.
A cerimónia de entrega dos European Film Award (EFA) - Prémios Europeus de Cinema - decorre amanhã, 15 de dezembro, em Sevilha. Em competição estão dois filmes portugueses: DIAMANTINO, de Gabriel Abrantes e Daniel Schimdt, e AQUAPARQUE, de Ana Moreira.
A curta-metragem alemã OBON, de Andre Hörmann e Anna Bergman, ganhou o Grande Prémio e AGOURO, de David Doutel e Vasco Sá, e 4 ESTADOS DA MATÉRIA, de Miguel Pires de Matos, venceram 'ex-aequo' a competição portuguesa.
A edição de 2018 do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) começa hoje, com a exibição de OS IRMÃOS SISTERS, de Jacques Audiard, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e de SHOPLIFTERS – UMA FAMÍLIA DE PEQUENOS LADRÕES, de Hirokazu Koreeda, no Cinema Monumental, em Lisboa.