As duas longas-metragens do realizador português, OUR MADNESS e A BATALHA DE TABATÔ, vão ser exibidas na Cinemateca de Berlim a 28 de agosto. João Viana está na capital alemã a convite do DAAD (The Artists-in-Berlin Program), com uma bolsa de 16.300 euros para escrever o seu próximo filme: KWANZA.
PEDRO E INÊS, de António Ferreira, e OS DOIS IRMÃOS, de Francisco Manso, integram a competição oficial do 42.º MWFF 2018 - Festival Internacional de Cinema de Montreal (Montreal World Film Festival), que decorre entre 23 de agosto e 3 de setembro, no Canadá.
O Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara – Periferias conta com cerca de 40 filmes na sua programação, a serem exibidos em aldeias históricas e lugares emblemáticos da raia luso-espanhola. O Festival decorre entre 10 e 20 de agosto.
O documentário CAMPO, de Tiago Hespanha, venceu o prémio principal do First Look, secção paralela do Festival de Locarno, que decorreu entre 3 e 5 de agosto. O júri do First Look atribuiu ao filme realizado por Tiago Hespanha e produzido pela Terratreme o prémio no valor de 65 mil euros em serviços de pós-produção.
O 29° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, conta com três curtas-metragens portuguesas e uma coprodução nacional na sua seleção oficial. O Festival decorre entre 22 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo, Brasil.
O REI DOS BELGAS, Peter Brosens e Jessica Woodworth, foi o grande vencedor da 22.ª edição do AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, tendo recebido o prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem e o Prémio D. Quixote da FICC - Federação Internacional de Cineclubes. O português MARIAS DA SÉ, de Filipe Martins, foi distinguido na competição de cinema com uma menção honrosa.