Até 31 de janeiro, estão abertas as candidaturas para a competição de longas-metragens e pilotos de séries para a 8ª edição do Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, que decorrerá em junho. Já até ao final de abril está a decorrer o prazo de submissões de projetos às competições PT co-prod e PT in progresso.
O prémio de melhor longa-metragem da 12ª edição do UTOPIA – UK Portuguese Film Festival, que decorreu de 12 a 19 de dezembro de 2021, distinguiu Amor Fati, de Cláudia Varejão, e o de melhor curta-metragem foi atribuído a Alma (2020), de Mónica Santos.
Esta semana foram reveladas mais 3 obras portuguesas que vão integrar a secção Fórum do Festival de Cinema de Berlim: "Mato Seco em Chamas" realizado por Joana Pimenta e pelo brasileiro Adirley Queirós, "O Trio em Mi Bemol", de Rita Azevedo Gomes, e o documentário "Terra que Marca", de Raul Domingues.
O ator português João Nunes Monteiro é um dos selecionados para integrar os European Shooting Stars 2022, uma iniciativa da European Film Promotion, que distingue 10 talentos em ascensão, com potencial para terem uma carreira internacional. Este grupo será apresentado à imprensa internacional, à indústria e ao público, de 11 a 14 de fevereiro, durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim. Esta experiência, culminará com a atribuição de um prémio a cada um dos intérpretes.
Até 31 de janeiro, estão abertas as candidaturas ao programa de mentoria para desenvolvimento de guiões, Writers Lab Europe, destinado a mulheres escritoras com mais de 40 anos. No total, serão selecionadas 15 argumentistas europeias.
De acordo com a Convenção n.º 3 relativa à renovação do Fundo bilateral de apoio à coprodução de obras cinematográficas luso-francesas, assinada em 23 de fevereiro de 2020, entre o ICA e o CNC, e com base no parecer da Comissão de Apoio à Coprodução Luso-Francesa reunida por videoconferência, em 06 de outubro de 2021, irão apoiados financeiramente os projetos constantes do quadro seguinte.
A Comissão foi composta pelos seguintes membros: Manuel Damásio, Paulo Morais Alexandre, Jean-Laurent Csinidis, Nicholas Kaiser e Birgit Kemmer.
Até às 23:59 do próximo domingo, 9 de janeiro, estão abertas as candidaturas de curta-metragens para a Competição Portuguesa da 21.ª edição da MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, que decorrerá de 16 a 27 de março. São aceites obras de qualquer género, técnica e tema desde que as sequências animadas correspondam a uma duração superior a 60% da totalidade do filme.
“A Criança”, a primeira longa-metragem de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, produzida por Paulo Branco e Juan Branco, em coprodução com a Alfama Films e a RTP, vai integrar a Seleção Oficial da Competição do IFFR – International Film Festival Rotterdam, que decorre de 26 de janeiro a 6 de fevereiro 2022.