A organização do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema já anunciou o programa completo da sua 26ª edição, que decorre entre 14 e 22 de julho de 2018. Do total de mais de 200 filmes, de 40 países, que compõem o programa oficial, foram selecionadas para a Competição Nacional 17 obras produzidas em 2017 e 2018.
Regina Pessoa, realizadora portuguesa de animação, foi convidada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para tornar-se membro desta organização.
Já são conhecidos os vencedores da 14.ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que decorreu em Espinho, entre 18 e 25 de junho. O Lince de Ouro de Melhor Longa-metragem de Ficção foi entregue a LEMONADE, de Ioana Uricaru, e SAND AND BLOOD, de Angelika Spangel e Matthias Krepp, foi o grande vencedor na categoria de documentário.
Filme de João Viana vence prémio de Melhor Filme do Júri Jovem e Menção Especial do Júri Oficial do Filmadrid 2018, que decorreu entre 7 e 16 de junho, na capital espanhola.
Foi hoje publicado em Diário da República o Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, um instrumento desenhado para captar grandes eventos internacionais para o nosso país, promover a produção cinematográfica e audiovisual, afirmando Portugal como um destino de filmagens e cinema e criar instrumentos de financiamento das empresas do Turismo.
A edição de 2018 do FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema, que decorre entre 18 e 25 de junho, em Espinho, conta com mais de 240 filmes na programação, dois quais mais de cem estarão em competição em diferentes secções.
Começa hoje, e prolonga-se até ao próximo mês de julho, a retrospetiva integral que a Cinemateca Portuguesa dedica ao trabalho do cineasta português António-Pedro Vasconcelos.
A curta-metragem de Jorge Jácome, FLORES, recebeu o prémio do júri da competição internacional e o prémio do público do Internationales Kurz Film Festival, em Hamburgo, Alemanha.