O Festival Sueco começa a 27 de janeiro e Portugal tem uma mão cheia de produções em cartaz.
Foi hoje anunciada a escolha de “Mal Viver”, para a Competição Oficial, onde concorre pelo Urso de Ouro, e “Viver Mal”, para a Competição Encounters da 73ª edição do Berlinale, que decorrerá entre 16 e 26 de fevereiro.
“Cuba Libre”, de Henrique Oliveira, e a longa “Cidade de Rabat”, de Susana Nobre , integram a programação do próximo Festival Internacional de Berlim.
O Governo encomendou ao PlanAPP um estudo do impacto do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que sirva de base à revisão deste mecanismo de apoio, e prevê a abertura de uma nova fase de candidaturas no 2º trimestre de 2023
A 22ª edição do festival de Animação de Lisboa está de volta de 15 a 26 de março de 2023 com uma extensa retrospetiva à cinematografia do Japão e mais filmes nacionais
Nove filmes com assinatura portuguesa vão entrar nas competições ou ser exibidos nas secções paralelas do festival holandês. Em estreia mundial estão obras de Edgar Pêra, André Gil Mata e Mónica Lima, Diogo Baldaia e Cyrielle Raingou.
A 13ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa vai contar com 40 filmes provenientes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola. Não faltará também a tradicional Mostra de Cinema Brasileiro e as sessões para crianças.
O produtor português foi distinguido com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2022, pelo "perfil independente no cinema autoral, na produção e coprodução, abrindo ao longo da sua carreira, novos percursos e olhares, construindo pontes entre a península ibérica e o resto do mundo", de acordo com a comunicação do Ministério da Cultura.