O festival internacional de cinema de animação já revelou quais as obras selecionadas para as competições internacionais e nacionais.
A longa-metragem de Cristèle Alves Meira, “Alma Viva”, que estreou em maio no Festival de Cannes, foi a escolhida, pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, para a nomeação de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 95ª gala dos Óscares, em março de 2023.
Durante 11 dias, de 6 a 16 de outubro, serão exibidos 281 filmes de 59 países, 44 obras portuguesas – 12 na competição nacional – e contam-se 47 estreias mundiais. Além das festas, workshops, encontros da indústria e muitas atividades paralelas.
O jornalista e programador de cinema português foi convidado a integrar o grupo de eleitores da 80ª edição dos Golden Globes, que decorrerá em janeiro de 2023, em Beverly Hills, Califórnia.
Já são conhecidas as obras que vão ser apoiadas pelo New Dawn, um fundo europeu que resultou do esforço conjunto de 9 institutos de cinema europeus.
“Lobo e Cão” venceu hoje o prémio principal da Giornate degli Autori, do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que termina amanhã.
BFI London Film Festival selecionou 4 obras com assinatura portuguesa para a sua 66ª edição, em outubro.
O livro de Miguel Sousa Tavares vai dar origem a uma série de 6 episódios que tem exibição prevista para 2023. A produção tem a assinatura da Maria & Mayer.