"A Noiva", de Sérgio Tréfaut e o "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão, têm estreia mundial agendada para o Festival Internacional de Cinema de Veneza, que começa a 31 de agosto. Será também exibida uma versão restaurada de "O Sangue" (1989), de Pedro Costa.
A 26ª edição do AVANCA, que decorre de 22 a 31 de julho, no distrito de Aveiro, conta com 30 estreias mundiais e 59 nacionais. Mais uma vez, promete muitos filmes e segue a sua aposta na formação e nas competições nacionais e internacionais de curtas e longas-metragens
Daniel Pereira, da The Stone and The Plot, Justin Amorim, da Promenade e Mafalda Rebelo, da Cimbalino Filmes, são os produtores portugueses selecionados pelo Festival de Locarno, para participarem na edição de 2022, do Match Me!.
A organização do festival divulgou, em conferência de imprensa, algumas das obras selecionadas para a próxima edição do MOTELX, que decorre de 6 a 12 de setembro. Destacam-se a aposta na produção nacional, as estreias internacionais e o warm-up fora do São Jorge.
A animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, foi duplamente premiada na 30ª edição do festival, que terminou no passado fim-de-semana. “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, arrecadou o prémio do público na competição nacional e Carlos Lobo foi considerado o melhor realizador português.
O Festival Queer já anunciou as primeiras obras da sua 26ª edição, que vai decorrer de 16 a 24 setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.
“Restos do Vento”, “A Criança”, e “Campo de Sangue”, foram escolhidos para a Mostra de Cinema brasileira, que decorre de 20 de outubro a 2 de novembro de 2022.
"Salgueiro Maia — O Implicado", de Sérgio Graciano, é um dos destaques do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que se realiza de 19 a 23 de julho, em Espanha. Há ainda quatro curtas-metragens portuguesas no programa.