Sete dias de terror com o MOTELX

Fonte: MotelX
11/09/2023
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A 17ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa começa amanhã com uma programação de mais de 100 filmes. Em português, destaca-se a estreia de “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, no dia 16. Será também exibida uma produção portuguesa e americana de terror psicológico, “Lovely, Dark, and Deep”, filmada em Portugal, com a realização de Teresa Sutherland e fotografia de Rui Poças.

Para a abertura do MotelX foi escolhida a segunda longa-metragem de Thomas Cailley, "The Animal Kingdom”, protagonizada por Romain Duris. Com laivos de body horror, trata-se, segundo a sinopse do festival, de uma jornada de um pai e filho num país em estado de sítio, devastado por um vírus implacável que transforma humanos em animais. 

Durante sete dias, o terror invade Lisboa. Pelo Cinema São Jorge, além de Brandon Cronenberg, vão passar os cineastas Anurag Kashiap (Índia), Paul Urkijo Alijo (Espanha) e Jacqueline Castel (Canadá). 

No decorrer da edição de 2023 do MOTELX, há várias estreias como "Lovely, Dark, and Deep”, uma produção portuguesa e americana, filmada em Portugal, com a realização de Teresa Sutherland, a fotografia de Rui Poças e, no papel principal, Georgina Campbell ("Barbarian”).

Nas propostas da secção Serviço de Quarto, provenientes dos cinco continentes, estão: a tensa odisseia pelo submundo violento da periferia de Casablanca, no marroquino "Hounds”, de Kamal Lazraq; o novo filme do realizador francês Bertrand Mandico, "Conann”; e o medieval "Irati”, assente na história do País Basco, de Paul Urkijo Alijo. Este cineasta espanhol regressa ao Festival para se encontrar com o público e junta-se ao rei do neo-noir de Bombaim, Anurag Kashyap, que apresenta mais um épico gangster movie, intitulado "Kennedy”, na fronteira entre o hitman e o serial killer, à estreante canadiana Jacqueline Castel, com o seu conto de licantropia feminina em "My Animal”, e ao já confirmado Brandon Cronenberg, que vem apresentar, em exclusivo no MOTELX, o director’s cut de "Infinity Pool” (dia 15). Na mesma secção, um arrasador festim de cinema asiático, com uma forte representação da Coreia do Sul - "New Normal”, "The Childe” e "Project Wolf Hunting” -, e de Hong Kong - "Yum Investigation”, "Mad Fate” e "Detective vs. Sleuths”.

Ao lado do português "A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, em estreia absoluta na Europa, (dia 16), distinguem-se duas estreias mundiais na competição Méliès d’argent - Melhor Longa Europeia: a história de amor entre um jovem transportador de cadáveres e uma zombie em "The Funeral” (Turquia), de Orçun Behram, que apresenta o filme no Festival, e a caça às bruxas em "Hood Witch” (França), de Saïd Belktibia. O lituano "Pensive”, de Jonas Trukanas, o britânico "Raging Grace”, de Paris Zarcilla, o austríaco "Smother”, de Achmed Abdel-Salam, e o dinamarquês "Superposition”, de Karoline Lyngbye, completam o quadro da competição. A secção Doc Terror integra o "Mister Organ”, de David Farrier, mas também "[REC] Horror Without a Pause”, de Diego López, que aprofunda a herança de "[REC]”, um dos maiores clássicos de terror espanhol, 15 anos após a sua estreia, e "We Kill for Love”, uma obra sobre a ascensão e queda do thriller erótico americano, dirigida e escrita por Anthony Penta.

Na SectionX, a organização destaca mais uma longa-metragem: "Residency”, de Winnie Cheung, sobre uma viagem punk DIY ao inferno. Para o último dia, (18 de setembro), o MOTELX e o projecto FILMar prepararam uma celebração única dos 100 anos de "Os Olhos da Alma”, de Roger Lion, com a banda sonora original e interpretada ao vivo por Surma, composta para a ocasião. Este é um momento pensado com o Festival GUIÕES.

O cine-concerto ilustra o centenário deste desconhecido épico português, escrito e produzido por uma pioneira do cinema em Portugal, Virgínia de Castro e Almeida. A sessão integra um conjunto de 10 obras, entre longas e curtas-metragens, da secção Quarto Perdido, em colaboração com o projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa.

A 9.ª edição do GUIÕES - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa (13 a 17 de Setembro), que decorre em paralelo com o MOTELX, além de divulgar o vencedor do Prémio MOTELX GUIÕES para o melhor argumento de terror português (dia 13) e de promover uma masterclass com o produtor brasileiro Rodrigo Teixeira (dia 15), sugere uma conversa à volta do impacto da sequela "Gritos”, dinamizada por Tota Alves e Fernanda Polacow, associadas e dirigentes da MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. 

Dentro do MOTELX Lab, haverá uma apresentação exclusiva do coletivo artístico Liquid Sky, liderado pelo músico e produtor alemão Ingmar Koch (AKA Dr. Walker), cujo estúdio vanguardista se situa no Baixo Alentejo.

A 16 de setembro, vai mostrar em primeira mão a conceção do seu próximo projeto, aliado aos conceitos de sustentabilidade e de inteligência artificial: um programa de televisão, "On Bloody Paths”, produzido 100% em Portugal, com o cenário alentejano como pano de fundo, que resulta de uma mistura entre o dadaísmo, o surrealismo, o mistério aterrorizante e a techno pop art pulsante e moderna.
Na cerimónia de encerramento, a 17 de setembro, há eco-terror no filme "Acid”, do parisiense Just Philippot, onde o egoísmo humano se revela num momento de pânico absoluto, assim que nuvens negras de chuva ácida invadem os céus de França. 

O Motelx decorre até 18 de setembro, no Cinema São Jorge. O programa completo está disponível no site do festival.
 

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