Submissão vence no Tallinn Black Nights

09/12/2020
A segunda longa-metragem do realizador Leonardo António foi distinguida, com prémio de Melhor Argumento, na competição oficial do Festival Tallinn Black Nights.
O filme retrata o processo legal desde a queixa de Lúcia à polícia, que foi violada pelo marido, até ao veredito em Tribunal, sendo que o argumento aborda o tema da violação feminina em ambiente doméstico. As filmagens decorreram em Lisboa e Paris, no final de 2018, e a estreia em Portugal está marcada para o próximo ano.

SUBMISSÃO conta com a participação dos atores Maria João Abreu, João Catarré, Iolanda Laranjeiro, António Fonseca, Cristina Homem de Mello, José Raposo, Marcantonio del Carlo, João Didelet, Martinho Silva, Almeno Gonçalves, Marisa Cruz, António Melo, Rita Brutt, Adriana Moniz, Alexandre Ferreira, Miguel Thiré, Tânia Alves e Rodrigo Paganell.

A fotografia é de Guilherme Daniel, e a música de Rodrigo Leão, Vidia Wesenlund e João Eleutério. 

Além do Festival Tallinn Black Nights, a Estónia, o filme foi selecionado para o Milan International Film Festivalo, o Festival de Stony Brook, em Nova Iorque, e para o "Crime and Punishment", em Istambul, na Turquia.