Três filmes portugueses em San Sebastian

22/09/2023
Icon artigo
O Festival de San Sebastián, em Espanha, começa hoje e há três coproduções portuguesas na seleção oficial, duas em competição e uma que será exibida nas sessões especiais. O evento decorre até 30 de setembro.
"O corno”, segunda longa-metragem da realizadora Jaione Camborda, uma produção da portuguesa Bando à Parte, com Espanha, Bélgica, está na competição oficial do 71º Festival de San Sebastián. Esta obra, filmada em Portugal e na Galiza, conta a história de María, que vive da apanha do marisco e, simultaneamente, é parteira. Esta mulher é obrigada a sair do país, transpondo a fronteira para Portugal através de uma rota de contrabando. A estreia mundial foi na semana passada no Festival de Toronto.

 "La Práctica”, de Martin Rejtman, uma coprodução da Rosa Filmes com Un Puma (Argentina), Quijote Films (Chile), Pandora Film Production (Alemanha) também participa na competição principal do festival espanhol. De acordo com a sinopse, o filme conta a história de dois professores de yoga, Gustavo e Vanessa, que depois de se separarem precisam de reformular os seus projetos juntos. A viagem à Índia está cancelada. Vanessa fica com o apartamento e sai do estúdio que dividiam, deixando Gustavo sem teto. Com o stresse acumulado, Gustavo magoa-se no joelho e substitui o yoga: primeiro pelos exercícios de quadríceps e depois pelo ginásio. Mas aos poucos ele recupera a sua vida e começa a praticar novamente.

Nas sessões especiais, fora de competição, será exibido "They shot de piano player”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal. Esta coprodução com a Animanostra Portugal tem como pano de fundo a música brasileira, em particular os primeiros anos da Bossa Nova, e aborda a os regimes ditatoriais que marcaram a América Latina entre 1960 e 1970.

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações